Desde o início do ano de 2013 o leite nas prateleiras dos
supermercados brasileiros já registra uma elevação média de 25%. Culpa da
entressafra?? Não mais..!!
No final de setembro de 2013 o preço do leite atingiu o
maior nível dos últimos treze anos, segundo a CEPEA – Centro de Estudos
Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP.
E este aumento acontece mesmo com o incremento da captação de leite
promovida pelas indústrias. O volume de leite comprado dos produtores pelos
laticínios não para de crescer desde agosto e apesar deste aumento de oferta o
preço do leite não dá sinais de voltar aos níveis de antes do período de
entressafra de pastagens.
Quem perde com isso é exatamente a parte mais fragilizada
deste mercado: O
Consumidor. Como resolver a questão é a grande chave que destravará
o consumo reprimido de um alimento essencial, que está cada vez mais escasso no
café da manhã das famílias brasileiras. Afinal, se a normalização da pastagem
já foi alcançada, se a quantidade adquirida, pelos laticínios, cresce a cada
mês, e os produtores e a indústria aumentam sua rentabilidade, isso significa
que a manutenção dos preços do leite e de seus derivados, em patamares elevadíssimos,
está sendo conseguida de forma artificial ou pelos produtores ou pelos
laticínios em detrimento dos consumidores.
Vejam os dados, Sr.(s) leitores, e tirem suas conclusões:
segundo o mesmo CEPEA, o preço do leite pago ao produtor é o maior dos últimos
5 anos: média nacional de 1,04/preço liquido . O preço pago pelos consumidores
é o maior dos últimos 6 anos: na Bahia algumas marcas passaram de 2,12 para
3,18; de 2,56 para 3,88 e não param por aí. Para se ter uma ideia só na região
Sul a oferta de leite do produtor para a indústria aumentou em agosto 4,53% e
em 2,62% em setermbro.
O que isso significa?! Que estão especulando, manipulado e
se beneficiando com a manutenção artificial dos preços nos patamares elevados
em que se encontram. Poderíamos deixar a palavra com as autoridades para que
elas se manifestassem a respeito, mas isso demoraria muito até surtir algum
efeito prático em benefício dos consumidores. Mas mesmo as autoridades tendo o
dever de tomar providências para ajudar o reequilíbrio dos preços de mercado,
faz-se necessário propormos uma pequena mobilização por parte dos consumidores:
Diminuam ao MÁXIMO possível o
consumo de Leite e de seus derivados. Se o Sr. Ou a Sra. comprava durante a
semana 12 litros, passe a comprar 4 . Se comprava 04 caixas, passe a comprar 01
caixa, mesmo que isso signifique voltar ao mercador duas ou três vezes. Por
quê? Porque agindo assim os supermercados e demais pontos de vendas começarão a
formar estoques e a ocupar espaços em seus estabelecimentos. Passarão a
encomendar menor quantidade às indústrias de laticínios e estas por sua vez
começarão a ocupar espaço com o leite não vendido aos comerciantes. Desta forma
o consumidor estará retribuindo aos “produtores, indústrias e comerciantes” a
básica lição de uma das mais famosas leis de Mercado: A Lei da Oferta e da Procura.
Mas vai um alerta aos consumidores conscientes de seu poder
de organização: Não voltem a comprar as
mesmas quantidades que compravam regularmente na primeira diminuição de preços.
Continuem comprando pouco até que os
preços voltem aos patamares do ano passado. Ai, então, sobrará até algum
para incluir outros produtos em seus cardápios, que poderá ser até outros
derivados do leite ou quem sabe um vinho ou um saboroso peixe...
Autor Convidado: Edmilson Blohem
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